Ter sido eleito presidente da ALACP transcende a honra que a posição traz. Na verdade, gera uma grande responsabilidade! Nossa especialidade cresceu, a ponto de que nos dias atuais desenvolveram-se subespecializações por áreas de interesse, tais como como câncer colorretal, moléstias inflamatórias, fisiologia anorretal, enfermidades do assoalho pélvico e colonoscopia.
Em decorrência das alterações da prática médica em todos nossos países, com os sistemas de saúde tendo os médicos em geral como assalariados ou autônomos mal remunerados, tem-se tornado economicamente cada vez mais difícil para os colegas em geral e, de maneira especial, os mais jovens, ampliarem e reciclarem seus conhecimentos. Nesse sentido, nosso enfoque à frente da ALACP tem sido o de ampliar as oportunidades de aprendizado, através do projeto ALACP Educadora, que tem várias frentes já iniciadas, enquanto outras aguardam momento mais oportuno para serem ativadas. Dentre elas, destacam-se: Programa Residente Visitante, Programa Jovem Especialista Visitante, Curso Virtual de Educação Continuada, Webinars, Técnicas Operatórias em Debate, Videoteca, cada uma delas sob a coordenação de eminentes colegas e o programa como um todo sob a eficaz coordenação do Dr. Eduardo Londoño (Colombia).
Temos tentado desenvolver todas as atividades da ALACP, que seguramente representam importante mudança em sua abrangência, em plena integração com os Drs. Gunther Bocic (Chile) e Eduardo Londoño (Colômbia), nossos próximos presidentes, com a segura participação de nosso secretário geral, Dr. Adrian Ortega, de modo a garantir continuidade aos vários projetos que se iniciaram ou se iniciam nesta gestão.
Em relação ao nosso congresso bienal, ele ocorrerá de 30 de agosto a 2 de setembro, unificado com o Congresso Latinoamericano de Coloproctologia que neste ano será no formato virtual, em decorrência da pandemia pelo coronavírus. O congresso está estruturado em duas partes diárias: a primeira, com as Imersões Temáticas, abordando temas de interesse geral e a segunda parte com Mesas Redondas, Orações estatutárias e simpósios satélites.
Uma palavra sobre o nosso site, que se encontrava desatualizado. Finalmente entramos no ar, com o emprego de modernas tecnologias de informática, que irão lhe dar um tônus dinâmico e seguro e, como todos poderão constatar, com várias novidades!
Finalmente, não há como ignorar o impacto negativo da pandemia sobre várias de nossas atividades e, não posso deixar de mencionar, sobre mim mesmo, que passei semanas intubado em unidade de terapia intensiva, mas agora, felizmente, plenamente recuperado! Embora o ritmo não tenha sido o desejado, muitas coisas estão acontecendo e, espero, que nos próximos anos a ALACP consiga ganhar o brilho que norteou sua fundação há mais de 60 anos!
Meu cordial abraço a todos!
Raul Cutait